Categorias
- Pinturas Faciais
- Criação de Máscaras
- Jogos Tradicionais
- Dança
- Batimentos Rítmicos
- Dramatização
- Leitura de Histórias
- Colagens com materiais da Natureza ou recicláveis
- Pinturas/Plasticinas/Entre outros.
Idades aconselhadas: a partir dos 5 anos, de preferência com a ajuda de um adulto.
8 copos de água idênticos (500g, se possível);
um jarro;
uma caçarola cheia de água;
uma colher de pau;
3 toalhas de banho;
8 etiquetas autocolantes, marcadas com 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 e 8.
Como fazer?
Os adultos deverão:
Espalhar duas toalhas de banho pelo chão da cozinha. Colocar os copos de água em fila indiana em cima de uma das toalhas. Colocar a caçarola em cima da outra toalha.
Imergir o jarro dentro da caçarola e enchê-lo de água. Encher completamente o primeiro copo. Bater no copo com a colher de pau. O som que se irá ouvir vai ser o mais baixo do nosso xilofone – tom #1.
Colocar água no segundo copo, mas um pouco menos do que no copo anterior. Este copo será o tom #2.
Se os dois primeiros tons agradarem, continuar a encher os restantes de maneira a criar os tons #3, #4, #5, #6, #7 e #8.
Ajustar o nível da água de capa copo até estar satisfeito com o som do seu “Xilofone de copos de água”.
Colocar as etiquetas depois de as numerar de 1 a 8.
Agora basta começar a tocar!
Variação desta atividade
Em vez de utilizar copos, utilizar garrafas de plástico e soprar para dentro delas.
Valor de Aprendizagem
Fazer um xilofone de copos de água estimula: a coordenação olhos-ouvidos-mãos; a aptidão da leitura da esquerda para a direita; a discriminação auditiva; e a capacidade de recordar e reproduzir melodias;
Música “Frère Jacques”
1 2 3 1
Frè- re Jac- ques,
1 2 3 1
Frè- re Jac- ques,
2 3 4 -
Dor- me vous? -
2 3 4 -
Dor- me vous? -
—————